A ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE ABUNDÂNCIA

O século XXI tem sua marca registrada: a criação de riquezas a partir do abstrato. As melhores ideias na era da informação são nossas commodities de maior valor, bem diferente das outras eras, baseadas nas riquezas concretas.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

VALOR ECONÔMICO AGREGADO

Economic Value Added

     Possuímos o hábito de chamar de lucro, todo o valor que sobra no final do mês, mas é pura fumaça a maioria dos lucros das empresas. Devemos partir do pressuposto que, o dinheiro que sobra deve em primeiro lugar remunerar o capital próprio empregado. O lucro somente deve ser contabilizado a partir do momento que, seja superior ao custo de todo o capital. Antes que aconteça isso as empresas continuam no negativo, e muitas desaparecem sem ao menos conhecer esta regra.

     Para entendermos melhor e não prolongar muito, o Capital antes de mais nada, deve gerar renda ao contrário, deixa de ser Capital. Na Empresa os indivíduos responsáveis pelo Capital devem ter em mente o significado desta palavra e a importância intangível a que se trata, principalmente no momento de fazer investimentos em Capital fixo.

     Capital fixo, como exemplo: comprar um novo maquinário para a Empresa. Por ter natureza fixa, por si só jamais gera renda ou lucro sem circular, ou seja, sem deixar nenhuma remuneração. Por tornar mais ágil uma produção o maquinário é chamado de Capital fixo. O que não devemos esquecer jamais, é que este maquinário foi adquirido com Capital circulante, e o mais importante ainda, será mantido por ele. Podemos concluir que: sem o capital circulante não há recursos humanos e investimentos, portanto não existe empresa.

     O lucro desaparece a partir do momento, que a Empresa começa a investir em Capital fixo sem aumentar a sua produção ou vendas. Existe somente uma finalidade de investimento em Capital fixo: permitir que realize feitos superiores no mercado em relação à produtividade, comparados ao período anterior do mesmo investimento. Se fizermos esta análise, sempre ao executarmos um investimento, podemos estar salvando uma empresa da decadência.

     Desde que, com finalidade de crescimento e aumento de produtividade, o investimento em remuneração, educação continuada, inovação, marketing e desenvolvimento, tem grande influência no aumento de lucros das Empresas. A falta de conhecimento em relação aos retornos financeiros de um determinado investimento, este sim causa a extinção de qualquer Empresa. Utilizar o recurso financeiro da Empresa para comprar um bem, sem a certeza de recuperar o valor empregado de volta, é um crime para sua lucratividade.

     Os indivíduos que empreendem um negócio devem saber sobre uma simples frase: O que é Ativo para uma empresa pode ser Passivo para outros, saber a diferença, é uma forte garantia de sucesso nos negócios.

Encontrei um termo interessante que define este movimento que vivemos, do homem e a nova era do conhecimento : homo economicus

     No próximo POST vou falar sobre a INOVAÇÃO DE VALOR NOS NEGÓCIOS

 

Acompanhe-me       

0 comentários:

Postar um comentário

FAÇA AQUI SEUS COMENTARIOS....PARTICIPE!!