Entrepreneurial mind
A mente empreendedora é única de cada indivíduo, não sendo possível encontrar dois empreendedores iguais em todo o mundo. O que existe são traços ou semelhanças, como falamos no texto sobre o indivíduo. A capacidade de reagir positivamente a desafios e aprender com os erros; ter iniciativa pessoal; e muita perseverança, comprometimento, devoção,disciplina, disposto a assumir sacrifícios pessoais, Força moral, compartilha a riqueza com todos que ajudaram a criá-la, molda a oportunidade, obcecado pela criação de valor, capaz de adaptar e mudar, ter um foco sempre, baixíssima necessidade de status quo, determinação e uma forte propensão para assumir riscos calculados.
A mente empreendedora acompanha a abordagem sobre as premissas e a teoria da empresa, é necessário que compreenda o processo que atravessa a vida de uma empresa. Aqui começa tudo, a mente empreendedora, suas ideias, os sentidos aguçados para ver e sentir oportunidades, montagem de equipes, aquisição de recursos, administração do crescimento, e não vamos esquecer que além do mercado interno é preciso pensar no mercado global. Por isso chamo de processo, porque são etapas do desenvolvimento do indivíduo.
Nas premissas da Empresa, o ponto crucial é o mercado, a identificação do cliente, seus valores e comportamentos. Os concorrentes não utilizarei nas premissas, pois acredito que uma mente empreendedora, parte do pressuposto que a empresa é uma ideia, e portanto abstrata. Passaríamos a ter concorrência, somente quando a ideia realmente se torna concreta, o que é muito tarde para os demais. A mente empreendedora está sempre à frente.
Toda organização, tem uma teoria. A teoria é uma doutrina clara, coerente e focada no objetivo maior, que é a razão de sua existência. A missão da empresa, não deve ser apenas gravada na memória, deve ser compreendida, porque é o caminho. Durante o desenvolvimento existem perguntas, e muitas respostas, responsáveis pelo êxito nos desafios. Portanto a missão de uma empresa não deve ser incorporada como cultura, pois cultura agente acaba por transformar em costume ou um paradigma difícil de transpor. A cultura não substitui a disciplina, e a teoria da empresa consiste justamente em disciplina.
Por que devemos testar constantemente a teoria da empresa? Lembra-se que falamos, que a empresa é uma ideia, portanto é uma hipótese, e como toda hipótese, é uma suposição sobre coisas em constante movimento: sociedade, mercados, clientes e tecnologia. A capacidade de mudança deve estar arraigada na empresa e não a cultura, a mente empreendedora deve estar no “timão”, para girá-lo e transpor os obstáculos.
No próximo post, vou falar sobre o Valor Econômico Agregado ( Economic Value Added). O que chamamos de lucro hoje, realmente é lucro? Qual o real significado de Capital?
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