A ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE ABUNDÂNCIA

O século XXI tem sua marca registrada: a criação de riquezas a partir do abstrato. As melhores ideias na era da informação são nossas commodities de maior valor, bem diferente das outras eras, baseadas nas riquezas concretas.


domingo, 20 de fevereiro de 2011

MENTE EMPREENDEDORA

Entrepreneurial mind

    A mente empreendedora é única de cada indivíduo, não sendo possível encontrar dois empreendedores iguais em todo o mundo. O que existe são traços ou semelhanças, como falamos no texto sobre o indivíduo. A capacidade de reagir positivamente a desafios e aprender com os erros; ter iniciativa pessoal; e muita perseverança, comprometimento, devoção,disciplina, disposto a assumir sacrifícios pessoais, Força moral, compartilha a riqueza com todos que ajudaram a criá-la, molda a oportunidade, obcecado pela criação de valor, capaz de adaptar e mudar, ter um foco sempre, baixíssima necessidade de status quo, determinação e uma forte propensão para assumir riscos calculados.

     A mente empreendedora acompanha a abordagem sobre as premissas e a teoria da empresa, é necessário que compreenda o processo que atravessa a vida de uma empresa. Aqui começa tudo, a mente empreendedora, suas ideias, os sentidos aguçados para ver e sentir oportunidades, montagem de equipes, aquisição de recursos, administração do crescimento, e não vamos esquecer que além do mercado interno é preciso pensar no mercado global. Por isso chamo de processo, porque são etapas do desenvolvimento do indivíduo.

     Nas premissas da Empresa, o ponto crucial é o mercado, a identificação do cliente, seus valores e comportamentos. Os concorrentes não utilizarei nas premissas, pois acredito que uma mente empreendedora, parte do pressuposto que a empresa é uma ideia, e portanto abstrata. Passaríamos a ter concorrência, somente quando a ideia realmente se torna concreta, o que é muito tarde para os demais. A mente empreendedora está sempre à frente.

     Toda organização, tem uma teoria. A teoria é uma doutrina clara, coerente e focada no objetivo maior, que é a razão de sua existência. A missão da empresa, não deve ser apenas gravada na memória, deve ser compreendida, porque é o caminho. Durante o desenvolvimento existem perguntas, e muitas respostas, responsáveis pelo êxito nos desafios. Portanto a missão de uma empresa não deve ser incorporada como cultura, pois cultura agente acaba por transformar em costume ou um paradigma difícil de transpor. A cultura não substitui a disciplina, e a teoria da empresa consiste justamente em disciplina.

     Por que devemos testar constantemente a teoria da empresa? Lembra-se que falamos, que a empresa é uma ideia, portanto é uma hipótese, e como toda hipótese, é uma suposição sobre coisas em constante movimento: sociedade, mercados, clientes e tecnologia. A capacidade de mudança deve estar arraigada na empresa e não a cultura, a mente empreendedora deve estar no “timão”, para girá-lo e transpor os obstáculos.

No próximo post, vou falar sobre o Valor Econômico Agregado ( Economic Value Added). O que chamamos de lucro hoje, realmente é lucro? Qual o real significado de Capital?

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