A ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE ABUNDÂNCIA

O século XXI tem sua marca registrada: a criação de riquezas a partir do abstrato. As melhores ideias na era da informação são nossas commodities de maior valor, bem diferente das outras eras, baseadas nas riquezas concretas.


segunda-feira, 7 de março de 2011

INOVAÇÃO DE VALOR NOS NEGÓCIOS

Value innovation in business

     Homens diferentes tentam achar a felicidade de diferentes modos e por diferentes meios e, assim, constroem para si próprios diferentes tipos de vida... Aristóteles

     Comecei este assunto com esta frase, pois define muito bem a inovação de valor, que vem do sentido mais íntimo do indivíduo criador, a satisfação por vencer construindo valores. Todo negócio deve ser criado para gerar riquezas, e jamais com finalidade de liquidez.

     Na Inovação de Valor nos Negócios, acrescento um duplo desafio para as Empresas:

1- Potencializar as capacidades de um ambiente interno de internet.

2- Criar uma nova mentalidade na organização, que reflita sobre o alcance e a simultaneidade da internet, como forças direcionadoras.

     Desta forma, se não desenvolvermos uma mentalidade da era da internet ( alcance e simultaneidade), nossas Empresas irão sucumbir. 

 

   A mentalidade na era da internet, vai atingir em cheio a cultura da Empresa.

      A internet tem três níveis de abrangência:

a) O primeiro já é comum entre nós, mas ainda inacreditável, troca de informações, de forma global, conveniente e instantânea.

b) O segundo está na construção de parcerias, na criação de sinergias entre empresas, clientes, fornecedores e no desenvolvimento da habilidade de antecipar novas ameaças competitivas, soluções para necessidades de mercado emergentes e eficácia de produtos e serviços.

c) O terceiro nível é a mudança de conceitos, em relação à natureza dos relacionamentos e a criação de novas realidades de mercado, entre outras coisas, reduz drasticamente o custo das transações. É um excelente meio para a introdução de produto “FREE”.

     Esse ambiente da internet demanda trabalho em equipe, colaboração, distribuição de poder aos líderes de equipes: responsabilidade baseada em performance, expertise e criatividade livremente usada para benefício do grupo e não apenas do indivíduo. O sucesso é definido por resultados e não por obediência. O grupo deve ter um FOCO e todos os processos dentro da empresa precisam ser mudados para torná-la digital.

     Com o real e o virtual sendo tratados como um só mundo, eles podem se elevar, e os clientes são elevados à outro nível, com outro valor (isso é inovação!!). E a Empresa? Vamos levar a um sucesso sem precedentes.

     O desafio, já começou!! Vamos precisar de empreendedorismo constante.

    O maior desafio de todos os tempos, é desafiar nosso próprio produto, antes que outros o faça. O mais importante, é que produtos e preços estão sendo desafiados a cada instante. Os preços de produtos estão desaparecendo, e o que importa são soluções para o cliente, é onde entra Inovação de valor nos processos da Empresa. Esqueça produtos que passamos anos vendendo para manter a empresa, um dia você ou seu concorrente vai entregá-los aos clientes a um custo “zero”, portanto precisamos vender soluções e aprender colocar valor em cada inovação. Não será mais viável precificar o mesmo produto, faz parte do passado, e se, isso acontece com alguma empresa, pode acreditar que falta criatividade e bom senso para criação de valores.

     Quando o preço cai pela metade todo o ano, o zero é inevitável. O melhor é desafiar nosso produto e dizer antes mesmo que outros digam, qual é o produto que vamos eleger com custo “zero”. Devemos escolher o produto do qual os outros dependem para ganhar lucro. Os clientes farão fila para receber o produto livre de custos e poderemos vender-lhes outra coisa com um valor altamente inovador.

     Em 1971, o cientista social Herbert Simon disse: “Cada abundância gera uma nova escassez”. Na Inovação de Valor, traduzimos esta frase da seguinte forma: Ao promover um produto de nosso portfólio ao grátis, imediatamente criaremos uma nova necessidade, e esta devemos cobrar o valor pela inovação; um simples exemplo é o cafezinho grátis, desperta o desejo da população por um café diferente, mais cremoso, mais encorpado, mais forte, com mais ingredientes, ou seja, por estes atributos devemos cobrar. Voltar a cobrar pelo simples cafezinho? Jamais, é um passado distante.

     O próprio Governo subsidia medicamentos de uso contínuo, produtos estes que antes fazia parte de 30% do faturamento das farmácias, hoje estamos vendo seus preços caírem constantemente, e pode acreditar estes medicamentos se tornarão a um preço “zero”. As farmácias terão que aproveitar este momento e liderar com outros produtos totalmente inovadores, de baixo custo e de alto valor agregado, para substituir àqueles de custo zero. Hoje o governo está subsidiando estes medicamentos para as farmácias e drogarias, mas o que garante se continuará.

     Abraham Maslow, em seu revolucionário artigo de 1943, “Uma teoria da motivação humana”, escreveu: “É verdade que o homem vive só de pão -  quando há pouco pão”. “Mas o que acontece aos desejos de um homem quando há muito pão e quando seu estômago está cronicamente cheio?”. A resposta segue de: outras necessidades superiores

→ necessidades físicas como comida e bebidas diversas;

→ Necessidade de segurança;

→ Necessidade de saúde;

→ Necessidade de educação;

→ Necessidade de amor e aceitação;

→ Necessidade de autoestima;

→ Necessidade de realização pessoal, que busca na criatividade um significado.

imagePreço zero                          

O cafezinho continuará no mercado, mas com custo zero ao consumidor.

 

imageValor novo, para um produto com novos atributos.

 

O café com novos atributos, terá um outro valor ao consumidor.

   

   Agora imagine quando reduzimos um produto a preço zero, a quantidade de aberturas para a inovação de valor que teremos, o cliente é elevado de nível e passa a querer outros produtos com atributos jamais conquistados antes. O valor por estes atributos inteiramente novos, cabe somente à empresa criadora ofertar, pode ter certeza que é um valor totalmente novo, e o mais importante livre de qualquer concorrência por um determinado período, o suficiente para obter uma lucratividade de alto valor agregado. Neste momento podemos adotar a prática de Prince skimming, maximização de lucro a curto prazo, cobrando no início pelo novo produto, uma remuneração equivalente pela inovação. Mas aviso sempre, que a sensibilidade do mercado deve ser presumida, como prevenção.

     Por esta semana, fico por aqui. No próximo POST escreverei, sobre: Inteligência emocional voltada para os negócios.

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