A ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE ABUNDÂNCIA

O século XXI tem sua marca registrada: a criação de riquezas a partir do abstrato. As melhores ideias na era da informação são nossas commodities de maior valor, bem diferente das outras eras, baseadas nas riquezas concretas.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

A CRIATIVIDADE, MARKETING E MERCADO

Gráfico
     O Marketing é que promove tudo que nasce na nova era, da informação, da programação, da criatividade, do tempo livre e da estética (música, artes, design e tudo que é belo e possui algum sentido).
O Mercado e a Sociedade Criativa:
     Na sociedade atual é possível concluir como inovador, projetos que tenham características de almejar o futuro. Não basta se opor ao projeto do outro, é preciso apresentar um projeto próprio e que seja mais inovador.
     Abraham Maslow mostrou que a humanidade tem níveis de necessidades que precisam ser supridas e que vão desde as de sobrevivência (necessidades básicas) até as de segurança, sociais, de autoestima (ego) e de autorrealização (significado). Maslow descobriu também que as necessidades dos níveis mais altos não podem ser supridas sem que aquelas que estão abaixo delas o tenham sido. Maslow um trabalhador criativo, antes de morrer lamentou o que dissera, acreditando que a pirâmide deveria ser invertida. A pirâmide invertida poderia colocar a autorrealização como necessidade primária de todos os seres humanos.
     Pessoas criativas buscam algo que está além do que o dinheiro pode comprar. Buscam significado, felicidade e realização espiritual. Sua satisfação material normalmente vem por último, como recompensa de seus feitos.
     James Heckman um dos economistas que ganhou o Prêmio Nobel de Economia deste ano, deixa claro os estímulos da criatividade ainda na infância, e a importância para a sociedade e para o País dos investimentos na educação, confiram…http://migre.me/5TBsh
     À medida que o Mercado vai se tornando mais colaborativo, culturais e espirituais, o caráter do marketing também se transforma.
     Recordo uma leitura dos escritos de Peter Drucker que argumentava: que uma empresa para ser bem-sucedida começa seu planejamento pela realização de sua missão e não pelos retornos financeiros, pois estes serão resultados de suas ações. Acredito que deveríamos aprender muito até mesmo na liderança, com empresas sem fins lucrativos de sucesso. Acreditem! É só observar a legião de fãs fervorosos por algumas delas e a quantia em valores de arrecadações que conseguem.
     Para finalizar quero deixar um significado de criatividade para o pensamento:
Criatividade é um momento de síntese (resumo mais importante) entre o consciente (racional) e o inconsciente (emotivo), entre o nível primário (segundo Freud, onde reside nossa existência) e o nível secundário (lógico e consciente).
Emotivo: Conjunto de nossas opiniões, comportamentos, emoções, imaginação e sentimentos;                     
Racional: Conjunto de nossos conhecimentos e habilidades, ou seja, concretude;
A criatividade nasce da síntese.
Sigam-me

0 comentários:

Postar um comentário

FAÇA AQUI SEUS COMENTARIOS....PARTICIPE!!