A ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE ABUNDÂNCIA

O século XXI tem sua marca registrada: a criação de riquezas a partir do abstrato. As melhores ideias na era da informação são nossas commodities de maior valor, bem diferente das outras eras, baseadas nas riquezas concretas.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E RELACIONAMENTOS NOS NEGÓCIOS

Pessoal neste POST discutiremos um assunto importante na atualidade: O Capital social na web.
Engrenagem urbana
Gostaria de dizer que é com grande orgulho que trago a tona este assunto. Já de grande evidência no nosso meio, com possibilidades de crescimentos para todos nós, gerando riquezas de todas as ordens.
Trago logo abaixo, os benefícios de engajar todos, neste grande movimento da web. Um dos grandes benefícios é a mudança de mentalidade, de pessoas e negócios .
Primeiro, é importante fazer isso passo a passo. Uma mudança de mentalidade social (envolve a comunidade) leva tempo e prática, e exige compartilhamento de informações entre pessoas. É fundamental percorrer os passos seguintes, para que cada um dentro da empresa tenham a oportunidade para se ajustar aos conceitos, sobre como as coisas devem funcionar.
A estratégia que mostrarei a seguir, não deve ser implantada ao mesmo tempo, o que seria muito insensato e de risco calculado.
Segundo, cada um dos degraus apresentados, leva ao próximo, em uma progressão natural. A estratégia de suporte aos relacionamentos sociais, levam à conversa, a qual, por sua vez, leva à inclusão.
Terceiro, todos dentro da empresa precisam ter o apoio da diretoria. Mas, lembre-se de que a gestão deve ser engajada no movimento, para viabilizar esta nova mentalidade da era digital. É necessário a identificação de alguém dentro da empresa que compreende e é engajado na web, resta envolvê-lo no movimento.
Banner Oficina das empresas
Neste POST deixo claro a importância das redes sociais na comunicação entre funcionários, consumidores e como a troca de ideias pode canalizar a inovação de valores nos negócios.
É impossível forçar as tecnologias sociais a partir da diretoria, já que, por definição, essas tecnologias exigem a participação de seus funcionários. Mas acreditem, é fundamental a bênção da diretoria e gestores, para que tudo aconteça.
Chamo a atenção, para a necessidade de conexões imediatas com o mercado consumidor pelas empresas, para assim criar lealdade de longo prazo. Leva-se tempo, calculo 3 anos de trabalho árduo. Mas as vantagens são imensas, e tem mais…as outras empresas que não passarem por esse ciclo, não conseguirão reunir essas capacidades em uma semana ou um mês, uma vez que se dêem conta de que precisam disso.
Gente!!! É um futuro emocionante. Nenhum de nós está preparado para viver no futuro porque tudo ainda é muito novo.
O maior desafio de todos os tempos é transformar nossos clientes em colaboradores. A internet é o maior canal de disseminação para promover este desafio poderoso, e para isso precisamos atingir objetivos básicos como: escutar, falar, energizar, apoiar e incluir. O segredo está nas habilidades utilizadas por cada um de nós, para atingir estes objetivos. Esse movimento nas redes sociais, não podemos detê-lo. O que podemos, e devemos fazer imediatamente é compreendê-lo, antes que este movimento cresça tanto a ponto de perdê-lo de vista. O melhor de tudo é que podemos prosperar com ele, mas antes precisamos aprender os objetivos básicos ( escutar, falar, energizar, apoiar e incluir). Na internet, tráfego equivale a dinheiro. A internet é uma ferramenta importante para reduzir o tempo gasto no ciclo de tentativas, acertos, tentativas e por fim adaptação. A empresa se torna altamente competitiva on-line, trazendo vantagens para todos que trabalham nela, principalmente em relação à estabilidade do negócio.
O grande movimento da internet já chegou a seu mundo. É melhor se mexer rápido!!!
Se estamos em casa podemos entrar na rede social e falar sobre nossa empresa. Postar um comentário na rede, é tão fácil e rápido, quanto é importante para a sobrevivência de qualquer empresa na era digital. Todos nós podemos ajudar a empresa na qual trabalhamos, disseminando ou transmitindo a ideia principal do negócio. Podemos adicionar um banner ou a marca da empresa através de link no e-mail, postar uma notícia da área que trabalhamos para nossos contatos, em fim, inúmeras formas de contatos incluindo os de redes sociais como Orkut, Facebook e outros. O que realmente importa na rede, são as forças em ação para concentrar-se nos relacionamentos, e não nas tecnologias. E assim vamos fazer parte do perfil tecnográfico social.
Pessoal o que os outros fazem não funciona para a empresa que você trabalha, seus clientes e seus objetivos não são os mesmos dos das outras pessoas. É hora de participarem do grande movimento digital. Sua empresa e você só tem a ganhar. Seus clientes já estão lá.
Dos objetivos acima descritos:
Escutar: Lembrem-se que a marca pertence aos consumidores, e não às empresas, em outras palavras, o valor de uma marca pertence ao mercado, e não à empresa. A marca vive fora da empresa, e não na empresa. Portanto acompanhem comigo o raciocínio; a marca sendo uma estrutura aberta e que pertence ao mercado (consumidores), então é fantástico o trabalho na internet, pois é flexível o bastante para mudarmos de direção quando necessário, bastando para isso apenas saber ouvir os consumidores. Ao mesmo tempo que nos relacionamos com nossos clientes, podemos ouvir suas opiniões, o que economizaria muito dinheiro investido em pesquisas de mercado. Mas uma vez na rede, precisamos saber escutar os clientes, por outro lado, não escutar é perigoso.
Falar: Usando a tecnologia de informação você conversa com seu público, ao contrário da tradicional publicidade que gritamos para o cliente ouvir, e pior custa caro e devemos gritar várias vezes com propaganda nas rádios e TV, para em fim sermos ouvidos por poucos. A indicação de uma marca, produto ou serviço, por conhecido ou até mesmo desconhecidos, ativa imediatamente reputação e a partir dai temos a atenção. Então vocês concordam, que a geração de reputação on-line é primordial? Mas uma pessoa não faz reputação sozinha, precisamos de todos na empresa, que divulguem informações como diários pessoais da empresa.
Quando convertemos reputação em atenção, automaticamente um sistema de contabilidade é acionado, que no futuro bem próximo quantificamos financeiramente esta atenção.
Na pirâmide social de Maslow, podemos observar com precisão: na base da pirâmide, estão as necessidades físicas, como comida e água. Acima, a segurança. O próximo nível superior é amor e aceitação, depois estima e, finalmente, no alto da pirâmide, está a “realização pessoal”. Na realização pessoal está o que nos motiva, é aqui bem no alto da pirâmide de Maslow, que começamos nossos relacionamentos sociais. Então convido a todos para participar, conversar ou seja, falar sobre alguma coisa. Recebi um e-mail legal, informando como preparar uma receita com farinha de linhaça e claro logo abaixo o link do site de origem. É isso ai, tudo se baseia no link.
Existe uma resistência em aceitarmos que colaboradores participem de redes sociais dentro das empresas. A liderança deve estar preparada, para realizar e conduzir os movimentos na web, sem prejudicar o andamento das atividades. Para que isto aconteça, aposto em uma gestão de mudança.
A estratégia para vencer no mundo das redes sociais, é um compromisso de longo prazo, mas se você e sua empresa quer continuar no mercado, é melhor reconhecer e compreender, que fará parte do seu e do nosso cotidiano.
O Blog é uma das ferramentas importantes na esfera das informações das redes sociais. Ninguém deve ser forçado a conversar ou colocar suas ideias lá. Blogar é muito pessoal, e é uma atividade que exige muito esforço. Não pode ser imposta a ninguém. O resultado é que tudo parecerá falso, e isso é pior do que não ter blog algum.
A mudança da era do grito ( mídias tradicionais), para a era da tecnologia da informação das mídias sociais, desafiará a todos nós. Trata-se de uma mudança fundamental de comportamento.
Lembre-se que campanhas começam e terminam, mas uma conversa continua para sempre. Se você aprender a falar, escutar e responder, compreenderá a parte central do propósito final.
Energizar: É o nível mais avançado na transformação de reputação em atenção. É quando conseguimos estimular nossos consumidores e amigos a escrever críticas ou sugestões.
Energizar é uma forma de contagio, e as pessoas acreditam mais nas outras do que na mídia convencional. Pessoal é neste estágio que apresenta resultados para a empresa. Ao energizar vc chama a atenção, e atenção e tempo são bens raros, por isso tem valor alto. Estima-se que o valor de energizar, por pessoa é de aproximadamente R$18,00. Faça esse mesmo consumidor gerar o dobro de contatos positivos, e você dobrará esse retorno. É claro que este valor pode variar de acordo com o tipo de consumidor: Quantos vêm pela sua reputação e de recomendações…e quantos vêm por conta da publicidade convencional.
Uma das formas para energizar consumidores, é criar e participar de comunidades nas redes sociais e Blog. Fazer perguntas certas, como esta: O que você mudaria na minha empresa X, se fosse o proprietário?? É uma forma de energizar, de obter atenção.
Cuidado pessoal!!! Antes de energizar devemos observar, se há consumidores descontentes e qual a parcela destes. Porque energizar um grande número de consumidores descontentes, tornará as coisas piores. Por isso, que escutar vem em primeiro lugar. Recebi um e-mail, trazendo um link de um blog do Sul do País, detonando uma marca famosa no Brasil inteiro. Falando, do mal atendimento e do produto de má qualidade, e o pior de tudo, com depoimentos de centenas de outros consumidores enfatizando. Agora imaginem a dor de cabeça para os detentores desta marca.
Não devemos começar a não ser que realmente queremos investir no longo prazo. Devemos ter em mente que, usar a web é ter um custo baixo, mas, baixo controle também, e a liderança deve saber do que se trata.
Como apoiar: A empresa deve reconhecer as pessoas que ajudam outras a se conectarem. Internamente na empresa, os líderes devem incentivar a conectividade, levando todos que participam na empresa a um novo patamar. Podem acreditar, nesta nova plataforma teremos mais escassez, é onde tudo de bom acontece para todos os participantes. O apoio é substancial para que tudo aconteça, devemos apoiar a equipe e consumidores.
Não se assustem, é um momento mágico e surpreendente nas nossas vidas, é uma nova forma de conduzir os relacionamentos, sejam pessoais ou nos negócios. Quando enviamos um link para um colega de um novo produto, no bate papo do Orkut ou Facebook, estamos sacudindo a poeira e saindo da inércia.
E a gestão???? A gestão, passa de gestão de produtos ou serviços para gestão de relacionamentos. Apoiando e dando suporte, para que os relacionamentos aconteçam.
Vocês devem estar se perguntando. E a renda, o que ganhamos com tudo isso. Bem gente, para começar neste novo pensamento da web, devemos abdicar do controle, e prestar atenção nas ações e relacionamentos. Teremos no primeiro plano, a renda psíquica, que é o gosto por ajudar outras pessoas, e se sentir recompensados por receber um “obrigado”. É crucial possibilitar que os participantes construam uma reputação, ou pelo menos os consumidores e funcionários mais ativos.
Quando vamos pegar a renda psíquica e incorporá-la a nosso negócio?? Bom, já que você está em um fluxo de comunicação com as pessoas nesses ambientes da web, peça que elas expliquem o significado de seus comentários. Inevitavelmente levaremos as ideias, em especial dos clientes mais ativos, para o processo de desenvolvimento de novos produtos ou possíveis melhoramentos. Isso quer dizer pegar o poder da renda psíquica e incorporá-la a seu negócio.
Como incluir: Fazer inovações com a ajuda de todos que participam do relacionamento on-line, é extrapolar, quebrar a inércia e ir além das fronteiras internas da própria empresa. Responda, quantos funcionários existem na empresa em que trabalha?? Que tal, ter 100 vezes mais colaboradores?? pessoas que se ajudam e interagem, levando informações e soluções de produtos, serviços e processos internos da empresa. Foge do padrão tradicional de ter funcionários, e passamos a ter colaboradores comunitários que se ajudam mutuamente.
A troca de ideias é o mais importante do processo transformador, a inclusão de consumidores, funcionários e amigos, é inevitável. Em cada venda ou contato com clientes, temos a grande possibilidade de incluí-los nos nossos círculos de relacionamentos. Todos na empresa precisam abraçar essa nova tendência, e tenho certeza absoluta, que se torna imprescindível daqui pra frente, a presença e influência dos funcionários da empresa nessa jornada, até mesmo para a segurança de todos que sobrevivem do negócio.
É papel da Gestão, é conduzir toda equipe para um processo de mudança, ou seja, conduzir uma gestão de mudança participativa
Quando falo de incluir todos neste “mundo conectado”, é preciso lembrar-se de duas coisas:
1-A primeira é que não importa qual seja seu negócio. Você tem consumidores ou funcionários, eles podem ajudá-lo.
2-A segunda coisa a lembrar é que, incluir seus consumidores pede um equilíbrio entre habilidade e humildade.
Banner com Lapis de cor
Minhas considerações finais:
Nunca se esqueça de que este movimento está relacionado com atividade pessoa a pessoa. Isso quer dizer que você, como pessoa, deve estar pronto para se conectar com pessoas que não conhece, seus consumidores.
Seja um bom ouvinte – os melhores ouvintes serão os mais inteligentes.
Seja paciente – dê o primeiro passo para começar a jornada.
Seja oportunista – comece pequeno, a seguir busque oportunidades para expandir esse sucesso. Quando você que às vezes é funcionário ou colaborador na empresa, receber sinal verde ou tiver uma ótima ideia, vá em frente. Talvez você não tenha outra chance.
Seja flexível – a mentalidade na web, significa ajustar-se constantemente às novidades, e aprender sempre.
Colabore – Na empresa em que trabalha, há outros que pensam como você???? Você precisa obter o apoio deles para superar a resistência natural.
Seja humilde – as pessoas unidas têm uma força poderosíssima. O movimento nas redes sociais pertence às pessoas, você só precisa fazer parte dele. O sucesso na web, só vem para que é humilde.
Mude o mundo ou vá para casa
Até mais…Pessoal. Fiquem a vontade para comentar ou enviar-me e-mail. Podem utilizar a Caixa de Relacionamento logo Abaixo.
oficinadasempresas@gmail.com
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